FESTA JUNINA NO ARRAIÁ DA SERRINHA
"Projetos estampados aos olhos na noite estrelada de São João,
Bandeirinhas coloridas de papel amarradas num cordão,
Embaixo, quentão, quadrilhas, os leilões e o arrasta pé "tá pra lá de bão".
A fogueira estalando labaredas e a moçada animada levantando poeira do chão”.
Assim foi o arraiá da Apósto Paulo brilhando na noite de São João"!
Desde o início do mês de junho foi desenvolvido um Projeto Pedagógico que contemplava diversas atividades, envolvendo todas as áreas de conhecomento. E para finalizar o projeto com chave de ouro, no dia 19 de junho, realizou-se a grande noite festiva. Na ocasião reuniu toda a comunidade escolar e também, outros visitantes. O CDCE juntamente com alguns pais, alunos e demais servidores da escola organizaram um grande evento e aí foi só alegria da cozinha ao salão de baile!!!
A Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 16 de junho a 4ª Mostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contou com a participação de escolas de todas as redes de ensino. E a escola do campo, Apóstolo Paulo, se destacou novamente com apresentação de cinco trabalhos. A intenção da escola é levar o aluno a tomar iniciativas em sua realidade por meio da pesquisa, ou seja, estimular no aluno o gosto pela pesquisa para que pudesse ser agente de transformação de sua realidade.
Após a inserção da turma no Programa Água na Escola e frente algumas atividades já realizadas, o estudo expandiu-se para a nossa problemática; os alunos de 6 série escolheram investigar “As Condições Higiênicas e Sanitárias da Água de Consumo Humano Ofertada à Comunidade de Serrinha”. Onde fizeram altas descobertas de interesse para o processo de ensino e para e melhoria da qualidade de vida e de saúde da população.
E numa visão de reaproveitar as sucatas em beneficio da construção de brinquedos pedagógicos de forma alegre e descontraída as crianças do maternal e creche desenvolveram o projeto, “VAMOS CUIDAR DA NOSSA ESCOLA: reaproveitando, brincando e aprendendo” A questão central era motivar as aulas a partir da produção e utilização de brinquedos pedagógicos e também encontrar solução para o destino adequado e ambientalmente correto para o lixo produzido pela comunidade.
A partir da necessidade de introduzir o fruto do mamoeiro na merenda escolar como fonte de alimento e com o objetivo de proporcionar aos educandos conhecimentos básicos para sua aprendizagem de forma direcionada, valorizando a importância do fruto para a sua saúde, as turmas do pré II e 1º ano desenvolveram a pesquisa: “Os Benefcios do Mamão.” Com essa pesquisa observou-se uma melhoria considerável na aprendizagem desses alunos.Demonstraram muito interesse durante a realização dos trabalhos,especialmente nas aulas de culinária e de acompanhamento a evolução do plantio das espécies.
Como a escola é do Campo e em período integral, a turma do 4º e 5º Ano construíram um campo experimental em Sistema Agroflorestal de extrema importância.Tendo como objetivo principal a melhoria da merenda escolar, a melhoria das práticas pedagógicas e a inserção gradativa de card[apio de frutos originados do cerrado na merenda escolar. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2009, com deiversas ações desenvolvidas de relevancia para os alunos e para a comunidade. Obteve destaque na Amostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, conquistando o primeiro lugar na categoria de ensino fundamental, com o tema "Pedagogia na Agrofloresta."
Outro trabalho que vem se destacando de forma considerável, foi realizado pela turma da EJA. (Educação para Jovens e Adultos). Desde 2009 a turma vem realizando projetos, seminários, entre outras atividades de grande relevância social.
Partindo da problemática que faltavam ações especificas à Melhor Idade com atividades sócio educativas, cultural e entretenimentos, que pudessem contribuir com a valorização pessoal, auto-estima e inclusão social para essa clientela, resolveram desenvolver o projeto “VALORIZANDO A MELHOR IDADE: a arte de envelhecer sorrindo”.
Durante a 4ª Mostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no município de água boa (junho 2010), esse trabalho alcançou grande destaque, aléem de diversas visitas dos participantes do evento, também conquistou uma excelente classificação que oportunizou a apresentação do mesmo em nível regional em setembro de 2010.Partindo da problemática que faltavam ações especificas à Melhor Idade com atividades sócio educativas, cultural e entretenimentos, que pudessem contribuir com a valorização pessoal, auto-estima e inclusão social para essa clientela, resolveram desenvolver o projeto “VALORIZANDO A MELHOR IDADE: a arte de envelhecer sorrindo”.
A escola também conquistou um espaço para apresentar trabalho referente “À PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E O SISTEMA DE AGROFLORESTA NA ESCOLA DO CAMPO,” no Encontro Nacional de Educação em Matemática, em Salvador-BA, no dia 07 a 09 de julho. Na concorrencia de uma vaga ,entre aproximadamente dois mil trabalhos inscritos, a Escola Apóstolo Paulo conseguiu uma vaga.
O Trabalho resulta de nosso envolvimento com as questões da educação do campo, considerando que o aluno que reside no campo possui uma realidade sociocultural, econômica e ambiental diferenciada. O interesse partiu da necessidade de percebermos que, enquanto os livros didáticos trazem conhecimentos de outros contextos, a região em destaque, incluindo o campo, as matas, as áreas de reservas legais e permanentes, pede socorro. O objetivo da experiência foi relacionar o ensino/aprendizagem da matemática à vida no campo, por meio da recomposição de uma nascente com sistema de Agrofloresta.
"TODO ENSINO DEVE SITUAR-SE NO CONTEXTO DA VIDA REAL"
(Vinoba bhave)
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