quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESCOLA DO CAMPO EM MOVIMENTO

FESTA JUNINA NO ARRAIÁ DA SERRINHA


"Projetos estampados aos olhos na noite estrelada de São João,
Bandeirinhas coloridas de papel amarradas num cordão,
Embaixo, quentão, quadrilhas, os leilões e o arrasta pé "tá pra lá de bão".
A fogueira estalando  labaredas e a moçada  animada levantando poeira do chão”.
Assim foi o arraiá da  Apósto Paulo brilhando na noite de São João"!

 Foto: abertura com o coral da escola
















 
Desde o início do mês de junho foi  desenvolvido um Projeto Pedagógico que contemplava  diversas atividades, envolvendo todas as áreas de conhecomento. E para finalizar o projeto com chave de ouro, no dia 19  de junho, realizou-se  a grande noite festiva. Na ocasião reuniu toda a comunidade escolar e também, outros visitantes. O CDCE juntamente com alguns pais, alunos e demais servidores da escola organizaram um grande evento e aí foi só alegria da cozinha ao salão de baile!!!


A Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 16 de junho a 4ª Mostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contou com a participação de escolas de todas as redes de ensino. E a escola do campo, Apóstolo Paulo, se destacou novamente com apresentação de cinco trabalhos. A intenção da escola é levar o aluno a tomar iniciativas em sua realidade por meio da pesquisa, ou seja, estimular no aluno o gosto pela pesquisa para que pudesse ser agente de transformação de sua realidade.



Após a inserção da turma no Programa Água na Escola e frente algumas atividades já realizadas, o estudo expandiu-se para a nossa problemática; os alunos de 6 série escolheram investigar As Condições Higiênicas e Sanitárias da Água de Consumo Humano Ofertada à Comunidade de Serrinha”. Onde fizeram altas descobertas de interesse para o processo de ensino e para e melhoria da qualidade de vida e de saúde da população.

 

                                                                             
E numa visão de reaproveitar as sucatas em beneficio da construção de brinquedos pedagógicos de forma alegre e descontraída as crianças do maternal e creche desenvolveram o projeto, VAMOS CUIDAR DA NOSSA ESCOLA: reaproveitando, brincando e aprendendo” A questão central era motivar as aulas a partir da produção e utilização de brinquedos pedagógicos e também encontrar solução para o destino adequado e ambientalmente correto para o lixo produzido pela comunidade.





                                         
















A partir da necessidade de introduzir o fruto do mamoeiro na merenda escolar como fonte de alimento e com o objetivo de proporcionar aos educandos  conhecimentos básicos para sua aprendizagem de forma direcionada, valorizando a importância do fruto para a sua saúde, as turmas do pré II e 1º ano desenvolveram a pesquisa: “Os Benefcios do Mamão.” Com essa pesquisa observou-se uma melhoria considerável na aprendizagem desses alunos.Demonstraram muito interesse durante a realização dos trabalhos,especialmente nas aulas de culinária e de acompanhamento a evolução do plantio das espécies.                                                                            


Como a escola é do Campo e em período integral, a turma do 4º e 5º Ano construíram um campo experimental em Sistema Agroflorestal de extrema importância.Tendo como objetivo principal a melhoria da merenda escolar, a melhoria das práticas pedagógicas  e a inserção gradativa de  card[apio de frutos originados do cerrado na merenda escolar. A pesquisa  vem sendo desenvolvida desde 2009, com deiversas ações desenvolvidas de relevancia para os alunos  e para a comunidade. Obteve destaque na Amostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, conquistando o primeiro lugar na categoria de ensino fundamental, com o tema "Pedagogia na Agrofloresta."

                                                                           


Outro trabalho que vem se destacando de forma considerável, foi realizado pela turma da EJA. (Educação para Jovens e Adultos). Desde 2009 a turma vem realizando projetos, seminários, entre outras atividades de grande relevância social.
Partindo da problemática que faltavam ações especificas à Melhor Idade com atividades sócio educativas, cultural e entretenimentos, que pudessem contribuir com a valorização pessoal, auto-estima e inclusão social para essa clientela, resolveram desenvolver o projeto “VALORIZANDO A MELHOR IDADE: a arte de envelhecer sorrindo”.
Durante a 4ª Mostra Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no município de água boa (junho 2010), esse trabalho alcançou grande destaque, aléem de diversas visitas dos participantes do evento, também conquistou uma excelente classificação que oportunizou a apresentação do mesmo em nível regional em setembro de 2010.

 
 
                                                                         



A escola também conquistou um espaço para apresentar trabalho referente “À PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E O SISTEMA DE AGROFLORESTA NA ESCOLA DO CAMPO,” no Encontro Nacional de Educação em Matemática, em Salvador-BA, no dia 07 a 09 de julho. Na concorrencia de uma vaga ,entre aproximadamente dois mil trabalhos inscritos, a Escola Apóstolo Paulo conseguiu uma vaga.
O Trabalho resulta de nosso envolvimento com as questões da educação do campo, considerando que o aluno que reside no campo possui uma realidade sociocultural, econômica e ambiental diferenciada. O interesse partiu da necessidade de percebermos que, enquanto os livros didáticos trazem conhecimentos de outros contextos, a região em destaque, incluindo o campo, as matas, as áreas de reservas legais e permanentes, pede socorro. O objetivo da experiência foi relacionar o ensino/aprendizagem da matemática à vida no campo, por meio da recomposição de uma nascente com sistema de Agrofloresta.


"TODO ENSINO DEVE SITUAR-SE NO CONTEXTO DA VIDA REAL"
(Vinoba bhave)